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Índice de Satisfação Global

7.2

A Carris Metropolitana ganhou o selo de aprovação dos passageiros

Ficha técnica

Com quem falámos?

3200

total de entrevistas presenciais concretizadas

Onde ?

a bordo de

199

linhas de diferentes níveis de procura

Quando?

entre os meses de

março e junho

de 2024

Durante Quanto Tempo?

13 min

duração média de cada entrevista

Como Testámos?

2 fases piloto

que incluiram focus group e inquéritos piloto

Com que critérios?

4

classes de procura de linhas (de alta a baixa procura)

2

tipos de dia (úteis e não úteis)

6

períodos horários

A distribuição equilibrada das entrevistas asseguraram a representatividade da amostra.

Qual foi a precisão?

95,5%

intervalo de confiança

1,8%

margem de erro

192

classes amostrais

Estes valores refletem a precisão e fiabilidade dos resultados obtidos, uma vez que garantem que, se o inquérito fosse repetido múltiplas vezes nas mesmas condições, os resultados poderiam variar uma média de 1,8% em 99,5% das ocasiões.

Caracterização do Passageiro

Os utilizadores da Carris Metropolitana são, na sua maioria, mulheres, jovens (idades entre 14 e 34 anos), trabalhadores a tempo inteiro e com grau de instrução secundário.

Género

Idade

Ocupação

Regime de Deslocação

Nível de Instrução

Resultados

Aqui, poderá navegar pelos resultados do inquérito de satisfação do passageiros da Carris Metropolitana.

Filtrar por Avaliação

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10

8,8

Facilidade na aquisição do bilhete simples a bordo

7,7

Facilidade em obter informações no site da Carris Metropolitana sobre: preços, horários e serviços

7,6

Facilidade em saber qual é a próxima paragem quando está dentro do autocarro

7,2

Facilidade em aceder a informações atualizadas

7,1

Facilidade em obter informação sobre como fazer as ligações entre paragens da Carris Metropolitana e outros modos de transporte

7,0

Facilidade em obter informações nos autocarros sobre preços, horários e serviços

6,7

Facilidade em obter informações nas paragens sobre preços, horários e serviços

6,6

Facilidade em obter informação de quando chegará o próximo autocarro à paragem onde está

A Carris Metropolitana está comprometida em garantir uma comunicação clara e acessível a todos os passageiros. Combinando suportes digitais e físicos, a informação chega ao público em tempo útil, adaptando-se a diferentes hábitos e níveis de familiaridade tecnológica. A integração dos dados em tempo real nas principais plataformas de mobilidade e a expansão dos Painéis de Informação ao Público reforçam essa estratégia. Além disso, a monitorização contínua da eficácia destes canais permite ajustar e melhorar a experiência informativa diariamente.

8

Facilidade em chegar às suas áreas de interesse através da Carris Metropolitana*

7,7

Duração da viagem (tempo no autocarro)

7,2

Adequação dos horários diurnos semanais face às suas necessidades*

6,9

Total da duração da viagem (tempo de espera + tempo da viagem) em relação à distância percorrida

6,7

Pontualidade dos autocarros no local de chegada

6,6

Frequência de Interrupções ou cancelamentos das viagens previstas

6,5

Pontualidade dos autocarros no local de partida

5,9

Adequação dos horários noturnos face às suas necessidades*

5,2

Adequação dos horários de fins de semana face às suas necessidades*

A rede de transportes da Carris Metropolitana está em constante adaptação para garantir um serviço eficiente e alinhado com as necessidades dos passageiros. Através de uma monitorização rigorosa e da análise de padrões de procura, são feitos ajustes estratégicos nos horários e percursos para otimizar a operação. Em 2024, foram implementadas 1 900 melhorias na rede, reforçando a qualidade do serviço. Além disso, a sinalização e a organização nos terminais estão a ser revistas para melhorar a experiência de deslocação e orientação dos passageiros.

7

Conforto das paragens que utiliza*

7

Sensação de segurança nas paragens*

6

Tempo de espera nas paragens

Para garantir uma gestão eficiente e ajustada às necessidades reais da população, a Carris Metropolitana desenvolveu uma base de dados detalhada e georreferenciada de todas as paragens da rede. Além do mapeamento, são feitas avaliações constantes para identificar oportunidades de melhoria, como a relocalização de paragens ou a criação de novas infraestruturas. Estas ações são realizadas em conjunto com os municípios, assegurando que cada intervenção contribua para um serviço mais seguro e confortável para todos os utilizadores.

8,5

Estado de Conservação dos autocarros

8,3

Sensação de segurança dentro dos autocarros Carris Metropolitana*

8,2

Conforto no interior dos autocarros (Bancos, Espaço disponível, AC, etc)

8,2

Limpeza dos autocarros

7,5

Número de lugares sentados

A frota da Carris Metropolitana foi renovada para garantir veículos modernos, seguros e confortáveis, com uma idade média inferior a três anos. No entanto, para responder às diferentes necessidades da operação, e atender aos requisitos de segurança do Código da Estrada, é fundamental uma gestão dinâmica da frota e motoristas continuamente formados para lidar com desafios da operação. Além disso, a manutenção e limpeza rigorosas garantem uma experiência mais confortável para os passageiros, enquanto ações de sensibilização ajudam a combater o vandalismo e a preservar a qualidade dos veículos.

7,7

Apresentação e cortesia dos motoristas e outros colaboradores dos prestadores de serviço a operar sob a marca Carris Metropolitana

7,1

Apoio ao Cliente

6,2

Facilidade em apresentar reclamações

5,8

Facilidade na resolução de problemas

A Carris Metropolitana disponibiliza vários canais de contacto, incluindo e-mail, formulário online, call center e atendimento presencial nos espaços navegante. A escuta ativa dos passageiros, combinada com auditorias e monitorização em tempo real, permite ajustar e melhorar continuamente o serviço. Além disso, os motoristas, peça-chave na operação, recebem formação contínua para um atendimento de qualidade, com foco na segurança e acessibilidade.

7.2

Selo de aprovação dos passageiros

O Índice de Satisfação Global reflete a opinião dos milhares de passageiros que a Carris Metropolitana transporta, sobre o serviço prestado e resulta da avaliação dos diferentes temas apresentados anteriormente.